As histórias infantis e o aprimoramento pessoal

Cresci sendo alimentada por livros e histórias escritas pelo meu pai. Fui alguns personagens que ele criou para me ajudar a lidar com situações da vida. Fui a menina que sentia saudades do pássaro, seu melhor amigo que precisava viajar, fui a sementinha que tinha medo de crescer e virar árvore, fui a porquinha que sofria por não ter seu rabo enroladinho como os demais, fui o ganso que temia a morte de seu pai e a florinha que sofria por ter uma pétala partida, o que fazia com que as outras a olhassem com olhos de espanto...

A literatura me ajudou a lidar com o bullying na infância, com as inúmeras cirurgias que tive que fazer por conta do lábio leporino e com a dor da diferença. Afirmo também que aquelas sementes plantadas pelo meu pai, que muito me ajudaram na infância, brotaram em algum lugar dentro de mim e hoje solidificam minha forma de pensar, de amar, de acreditar nas pessoas e, acima de tudo, na consciência que carrego sobre minha responsabilidade e participação na construção de um mundo mais harmonioso e saudável – psicologicamente, emocionalmente e intelectualmente. Não tenho dúvidas que essas sementes da literatura me fizeram desejar virar escritora também.Eu realmente acredito que a literatura tem o poder de transformar e de contribuir no desenvolvimento humano. Vivemos a era da quarta revolução industrial, que trouxe a Inteligência Artificial para nossas vidas. Nos vemos diante do DESAFIO de NOS DESTACAR DOS COMPUTADORES AO MESMO TEMPO EM QUE SE TORNAM CADA VEZ MAIS IMPRESCINDÍVEIS PARA NÓS. Precisamos entender que, para não sermos “engolidos” pelas máquinas,devemos ser perspicazes. E nesse sentido, o melhor que temos a fazer é nos aprofundar na nossa condição humana, de pensar e agir por conta própria.Esse universo humano, onde pensamos, sentimos e agimos, é o mundo das habilidades sócio emocionais.Claro que a literatura sozinha não desenvolve nosso lado humano. A escola, a família e os amigos tem papel ativo e primordial nisso. Mas ela é fundamental... Pois sai de dentro do coração e das vivências de uma pessoa, passeia pelo universo encantado da imaginação e das personagens, e por fim chega no coração de outra pessoa como um abraço que deseja mostrar o gosto bom da vida, em forma de letras e ilustrações. “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar” disse certa vez meu pai.  Gostaria de audaciosamente acrescentar um detalhe à essa frase de Rubem Alves: um livro não é apenas um brinquedo com sabor de ludicidade. Ele pode educar, fortalecer, apontar caminhos e, acima de tudo, servir como um espelho onde as dores e desafios das crianças são refletidos nas histórias e suas personagens que dizem: “ei, vem cá! Vamos resolver isso e brincar juntos?”.Meu pai, tenho certeza, já sabia há 40 anos atrás, de todo esse poder fortalecedor e transformador que a literatura pode ter, se bem trabalhada e conduzida. Por isso escreveu e apostou nela como peça fundamental na construção da minha identidade subjetiva. Atualmente, a educação reconhece as competências sócio emocionais como base estrutural para o desenvolvimento humano.  Por isso a BNCC aponta como eixo transversal a necessidade de trabalhá-las em sala de aula. Aposto na a literatura, no desenvolvimento  humano e na educação – formal e/ou informal – como a união perfeita capaz de manter em nós a chama da esperança de um futuro melhor sempre acesa, cuidando de apontar, para cada um,  a vida como nosso bem mais precioso!